top of page
Foto do escritorLigia Rocha

O que é um alimento orgânico e como reconhecê-lo...

É imprescindível saber reconhecer um alimento orgânico nos dias de hoje.


Um alimento orgânico não é apenas um alimento livre de agrotóxicos e cultivado de forma natural como antigamente. Um alimento orgânico é muito mais do que isso! Um alimento orgânico é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável – que beneficie o ecossistema local, que proteja os recursos naturais, que respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, que preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e que não utilize organismos geneticamente modificados e nem químicos sintéticos.

Na prática, esse conceito se traduz por um modo de produção que valoriza a biodiversidade, minimiza o desperdício de recursos naturais e evita a contaminação do solo, da água e do ar, que devem ser usados sempre de forma racional.


Então, um produto sem agrotóxicos é um alimento orgânico? Não!


Para serem comercializados como orgânicos, os produtos devem ser certificados e receber um selo (veja imagem abaixo), reconhecido pelo Ministério de Agricultura (MAPA), que atesta o cumprimento de normas de produção. As definições sobre agricultura e produção orgânica estão dispostas na Lei nº 10.831/2003.



Resumindo, um produto orgânico é aquele produzido:

✔ Sem prejudicar o meio ambiente e sem comprometer os recursos naturais;

✔ Sem prejudicar as espécies de animais e plantas locais;

✔ Sem degradar o solo;

✔ Respeitando os trabalhadores, suas condições de trabalho e seus direitos;

✔ Sem o cultivo de transgênicos;

✔ Sem o uso de agrotóxicos ou outras substâncias sintéticas.


É imprescindível saber reconhecer um alimento orgânico nos dias de hoje. Tivemos liberação recorde de novos agrotóxicos e mudanças na classificação desses venenos. Em 2019, a ANVISA reclassificou os 34% dos agrotóxicos considerados extremamente tóxicos reduzindo-os para apenas 2%. Porém, nada mudou e esses agrotóxicos continuam sendo extremamente perigosos, só ficou mais difícil para o consumidor identificá-los.


Fique atento.... só é orgânico se tiver o selo! O selo da produção orgânica é a garantia de um alimento sem venenos, sem transgênicos, mais saudável e nutritivo.



Opmerkingen


  • whatsapp
bottom of page