Buscar
  • Ligia Rocha

O que é um alimento orgânico e como reconhecê-lo...


Um alimento orgânico não é apenas um alimento livre de agrotóxicos, cultivado de forma natural como antigamente. Um alimento orgânico é muito mais do que isso! Um alimento orgânico é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável – que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos

naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos.


Na prática, esse conceito se traduz por um modo de produção que valoriza a biodiversidade, minimiza o desperdício de recursos naturais e evita a contaminação do solo, da água e do ar, que devem ser usados de forma racional.


Então, um produto sem agrotóxicos é um alimento orgânico? Não! Para serem comercializados como orgânicos, os produtos devem ser certificados e receber um selo (veja imagem abaixo), reconhecido pelo Ministério de Agricultura (Mapa), que atesta o cumprimento de normas de produção. As definições sobre agricultura e produção orgânica estão dispostas na Lei nº 10.831/2003.



Resumindo, um produto orgânico é aquele produzido:

✔ Sem prejudicar o meio ambiente e comprometer os recursos naturais;

✔ Sem prejudicar as espécies de animais e plantas locais;

✔ Sem degradar o solo;

✔ Respeitando os trabalhadores, suas condições de trabalho e seus direitos;

✔ Sem o cultivo de transgênicos;

✔ Sem o uso de agrotóxicos ou outras substâncias sintéticas.


É imprescindível saber reconhecer um alimento orgânico nos dias de hoje... tivemos liberação recorde de novos agrotóxicos e mudanças na classificação desses venenos (em 2019, a ANVISA reclassificou os 34% de agrotóxicos considerados extremamente tóxicos que foram reduzidos para apenas 2%. Porém, nada mudou, eles continuam sendo extremamente perigosos, só ficou mais difícil para a sociedade identificá-los).

Fique atento.... só é orgânico se tiver o selo! O selo é a garantia de um alimento sem venenos, sem transgênicos, mais saudável e nutritivo.

Orgulhosamente criado por Lígia Rocha. © 2018